IGREJA ADVENTISTA DA CIDADE NOVA

IGREJA ADVENTISTA DA CIDADE NOVA

sábado, 23 de junho de 2012

Culinária Nordestina e Colégio Adventista

  [Fortaleza, CE...[ASN] Quem nunca teve vontade de degustar uma comida baiana, sergipana ou cearense. A castanha, o caju, baião de dois, paçoca, enfim, um cardápio variado que dá água na boca. Pensando nisso, e com o objetivo de valorizar a cultura nordestina em diversos aspectos, inclusive a culinária, a equipe do Colégio Adventista Paulo César Afonso (CAPCA) em Fortaleza, realizou durante toda a semana o projeto Delícias do Sertão.

O Nordeste do Brasil é cheio de belezas, cores e sabores. Com diversidades culturais ao longo do seu território, a região é rica em especialidades gastronômicas voltadas à utilização do milho, mandioca, dentre outras matérias primas que causam destaque na mesa do nordestino. Com criatividade e determinação, os professores do Colégio levaram para a sala de aula o que normalmente se faz na cozinha. “O Delícias do Sertão foi um sucesso! Proporcionou às crianças a oportunidade de conhecer e degustar a alimentação nordestina, que é tão rica e diversificada, e, além disso, aproximou ainda mais os pais do ambiente escolar”, destacou a diretora do CAPCA, Do Carmo Meireles.

O aprendizado ultrapassou as portas da sala de aula e os pais participaram da mesa. Na noite temática para encerramento do projeto foram expostos os materiais produzidos, vídeos, música e apresentações voltadas à gastronomia, além da degustação de alimentos produzidos com os ingredientes estudados durante as aulas. “Foi uma experiência incrível! Muito mais do que eu imaginava”, afirmou a idealizadora do projeto, professora Lucilene Ascencio.

Uma mistura de experiências e conhecimento fez com que os estudantes das classes iniciais desenvolvessem a preferencia pela culinária regional. Com 4 anos de idade, aluno do Infantil IV, Vitor Gabriel afirma ter adquirido novos conhecimentos durante as atividades. “Foi muito legal, os alimentos são gotosos e aprendi que a tapioca é feito da macaxeira e o baião de dois é muito gostoso”, afirmou o garotinho entusiasmado após a conclusão do projeto. A noite encerrou com a presença da Turma do Nosso Amiguinho, personagens centrais do livro didático utilizado pelas turmas. [ASN, Thais Firmino].

0 comentários: